sexta-feira, 11 de abril de 2014

CASTELO COM FORÇA PARA O SENADO

Do Blog de ITEVALDO

O tucano João Castelo (PSDB) está na boa com o eleitorado. Pelo menos, é o que aponta uma pesquisa encomendada por uma entidade empresarial que o pôs na lista de candidatos ao Senado.
Sem a governadora Roseana Sarney (PMDB), Castelo aparece na frente – dentro da margem de erro – em todos os cenários da amostragem.  Foram postos no levantamento os peemedebistas Edinho Lobão e Gastão Vieira, o vice-prefeito de São Luís, Roberto Rocha (PSB) e os candidatos da esquerda Marcos Silva (PSTU) e Haroldo Sabóia (PSoL).
Castelo lidera em todas as simulações, principalmente nas regiões Metropolitana de São Luís e nos Cocais, com destaque para Caxias. Mas, é dele a maior rejeição entre os listados na pesquisa.
O levantamento foi feito para avaliação da entidade, que deve realizar outras duas pesquisas, após os governistas definirem seus candidatos.
A candidatura de Castelo ganhou força depois de Roseana optar por ficar no governo. Ex-governador, ex-deputado, ex-senador e ex-prefeito de São Luís, Castelo demonstra ter ainda muito capital político para usar.
Governo e PT
Os próximos levantamentos eleitorais contratados pelas legendas base do governo devem trazer os nomes de Arnaldo Melo (PMDB) e do petista Raimundo Monteiro (PT) na lista de candidatos ao Senado.
Depois de querer ser governador via eleição indireta na Assembleia, Arnaldo Melo se apresenta como pré-candidato ao Senado de parcela da base governo no Legislativo estadual.
Mesmo sem acreditar, numa possível candidatura do presidente estadual do PT, Raimundo Monteiro nas eleições deste ano, o vice-presidente da legenda Augusto Lobato abre um sorrisão quando comentam com ele essa possibilidade.
Apoiador da candidatura de Flávio Dino (PCdoB), Lobato diz que não abrirá mão de comandar o PT nas eleições, caso Monteiro seja candidato.

A FORÇA DE JOÃO CASTELO

Do Blog de Marco D'eça
Assim como o senador Lobão Filho (PMDB) na eleição para o governo do Maranhão, o ex-prefeito de São Luís, João Castelo (PSDB), é ofato novo para a eleição de senador.
Nove em cada dez analistas políticos apontam Castelo como favorito, caso decida concorrer à vaga.

Ele tem um diferencial significativo em relação aos demais candidatos: entra na disputa com, pelo menos, 500 mil votos diretos.
São votos pessoais, aqueles que o candidato independe de estrutura, grupo ou forçaeconômica para obter.
São eleitores que Castelo consolidou ao longo dos 40 anos de vida pública.
Largar na corrida pelo Senado com um cacife destes, é um diferencial que fará a diferença na chegada.
E nenhum dos demais candidatos já postos tem este trunfo…