sábado, 18 de setembro de 2010

Ê MARANHÃO - Boletim 03

SÉTIMO MANDAMENTO

O aumento patrimonial dos deputados federais do Maranhão

O Sétimo Mandamento cruzou as declarações de bens apresentadas pelos 18 deputados federais do Maranhão nas eleições de 2006 e agora na de 2010. Com o cruzamento dos dados descobriu-se o quanto evoluiu o patrimônio dos parlamentares nesse período (leia mais).

BLOG DU BOIS
Política de pai para filho se perpetua no Maranhão

Como diz o ditado, aqui "filho de peixe é peixinho", com projeto de vir a se tornar um tubarão branco. Confira matéria do repórter Henrique Bois e veja como a oligarquização da política maranhense se materializa nessas eleições de 2010, onde o mandato parlamentar parece herança de pai para filho (leia mais).


BLOG DE ZEMA RIBEIRO
Flavio Reis comemora um ano do jornal Vias de Fato

Podem até falar uma coisa ou outra dos problemas da cidade, comportar alguma denúncia, reclamar da insegurança, mas séries de reportagens, exploração mais circunstanciada de temas, cruzando informação e reflexão, o link necessário entre pesquisa e jornalismo, capaz de motivar o debate público, nada disso existe. O resto são as doses diárias de uma violência exposta sem nenhuma discussão, carne pendurada em açougue para consumo de massa. Leia o texto completo no blogue de Zema Ribeiro.


ESCRIVINHADOR, REDE BRASIL ATUAL e BLOG DO MIRO
Rodrigo Viana destaca Ê-Maranhão.
Iniciativa maranhense também é pauta de Brasil Atual

A turma do Maranhão é pioneira. Mal terminado o Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, os maranhenses já organizaram um encontro estadual. E sem blá-blá-blá, partiram para ação: organizaram uma rede que agora tem um boletim próprio: o "Ê-Maranhão" (leia no Escrivinhador). Também a rede blogueiros é destaque na Rede Brasil Atual (leia aqui). O Ê-Maranhão é ressaltado ainda por Altamiro Borges (leia no Blog do Miro).


ARTIGO – HORÁCIO ANTUNES E ELENA DAMASCENO
A criação da Resex de Tauá-Mirim e sua importância para São Luís

A criação Reserva Extrativista de Tauá-Mirim (ou Resex de Tauá-Mirim) é uma reivindicação antiga de moradores de povoados localizados na porção sudoeste do município de São Luís, porém, seu processo de implantação está parado na Casa Civil do governo federal desde 2007 e encontra forte oposição por parte do governo estadual do Maranhão e de grandes empreendimentos industriais, como o Consórcio Alumar e a Vale (nome pelo qual se apresenta a Companhia Vale do Rio Doce) (leia mais no Blog Sustentabile, de Leno Edroaldo).


TWITTER.COM

@marcosfranco: "Deu na Folha: Roseana e aliados escondem José Sarney na campanha:http://wp.me/poIGL-65"

@xicogoncalves: "A melhor forma de solidariedade ao blog do Luis Cardoso é divulgar o que foi proibido a pedido da coligação de Roseana#ForaRoseanaSarney."

#ForaRoseanaSarney: "São 18 letras contra 45 anos de oligarquia no Maranhão!"#ForaRoseanaSarney

Ê MARANHÃO - Boletim 02

BLOG DO ITEVALDO

Corrupção é crime mais combatido por Polícia Federal

Estudo do cientista político Rogério Arantes, "Corrupção e instituições políticas" revela que a corrupção é o crime mais combatido pela Polícia Federal (PF). Das 600 operações da PF, 22,7% tinham como objetivo atacar a prática de corrupção pública (leia mais).

URBANO SANTOS ON LINE
Em Urbano Santos, até ambulância é usada em carreata pró-Roseana

Urbano Santos On Line é um dos blogues progressistas que fazem a resistência no interior do Estado, onde pouco chega jornal ou rádio AM. Comprometido com comunicação democrática, os direitos humanos e mudança no Maranhão, é editado pelo sociólogo Iran Avelar. Urbano Santos On Line cheira notícia longe, ainda mais quando ela trás consigo as provas de crime eleitoral nas eleições. Confira aqui.

SÉTIMO MANDAMENTO
Não roubarás! Site contra corrupção já está na rede mundial de computadores

Articulado pela Cáritas Brasileira Regional Maranhão, Redes e Fóruns de Cidadania do Maranhão e outras organizações do movimento social no estado, o site, pretende a coordenação, quer reunir denúncias de cidadãos e cidadãs comuns (leia mais).

CONEXÃO BRASÍLIA MARANHÃO
Rede de blogueiros progressistas do Maranhão começa a funcionar

A 3 de setembro de 1939, a Inglaterra e a França declaravam guerra à Alemanha de Hitler. No dia 3 de setembro de 2010, uma pequena iniciativa reforça a guerra contra o oligopólio da mídia no Maranhão. Nasceu a rede de blogueiros e tuiteiros progressistas do Maranhão. (leia mais)

ARTIGO – FRANKLIN DOUGLAS
Tempo de factóides

Os nervos andam a flor da pele na campanha oligárquica. Mesmo com o aparelho do Governo do Estado, o abuso do poder econômico, o império midiático, a influência no poder judiciário, a manipulação no Tribunal de Contas, a maioria dos prefeitos, a mais ampla coligação de partidos (são 16!) e de candidatos a deputados, a ameaça ao empresariado local para que não faça contribuições financeiras aos candidatos oposicionistas, a chantagem da Presidência do Senado Federal, a genialidade de Duda Mendonça, as pesquisas do IBOPE, o PT subalterno, nada está dando certo! (leia mais)


TWITTER.COM
@paulowashington: "3° Festival Vídeo de Bolso do Maranhão. Começa nesta quinta, 26, às 19h, no Cine ìmpar do Jornal O Imparcial, em São Luís/MA. Tá irado. Show"


@marcosfranco: "Caiu a ficha: Duda Mendonça já admite segundo turno:http://wp.me/poIGL-5R"


@sostenessalgado: "Twitteiros incomodam Roseana,#ForaRoseanaSarney ganha força, dia 21 grande protesto. Roseana ataca twitteiros na TV http://bit.ly/cabt5y"


Ê MARANHÃO - Boletim 01


COM CONTINUAÇÃO

Blogueiros e twtteiros progressistas lançam projeto Nós de Rede

Ê-maranh@o! é do João do Vale. É de quem sacode a poeira e dá a volta por cima. Ê-maranh@o! é da rede de movimentos sociais, blogueiros e twiteiros progressistas e que defendem os direitos humanos, a democratização da comunicação e a mudança social, econômica e política do Maranhão. Ê-maranh@o! é seu, é nosso, é do mundo!

Ê, Maranhão! Nasceu o "Nós de rede", já fazendo contraponto aos blogueiros retrógrados do Maranhão! Viva a Democracia! (leia mais)


BLOGUE RICO CHORO
Não roubarás - vem aí o site "O Sétimo Mandamento"

Boa notícia: controle social das eleições no Maranhão. Solenidade de lançamento do site "Sétimo Mandamento", no dia 13 de setembro (segunda-feira), às 16 horas, na sede da OAB, no Calhau (leia mais).


BLOGUE DE ZEMA RIBEIRO
"O corpo é a casa da alma"

Homenagem do blogue de Zema Ribeiro ao saudoso Antonio Vieira (leia mais).


VIAS DE FATO - ENTREVISTA
Victor Asselin: "Iterma e Incra estão à serviço do latinfúndio"

Em entrevista ao jornal Vias de Fato, o padre Victor Asselin analisa a situação do latifúndio no Maranhão. Ele também comenta o plebiscito pelo limite da propriedade da terra (leia mais)


ARTIGO - LUIS ANTÔNIO SIMAS
Morre o Moto

Recebi hoje a confirmação de uma notícia lamentável. O Moto Club de São Luís, um dos principais clubes do Maranhão, dono de imensa torcida, encerrou as atividades no futebol profissional (...).

Morre o Moto como pode morrer a Casa das Minas, venerável matriz da religiosidade afro-maranhense (leia mais).


ARTIGO – WAGNER CABRAL
Eleições 2010: o que está em jogo no Maranhão?

Vivemos os momentos decisivos da mais longa campanha política do Maranhão, a qual foi iniciada, na prática, com o "golpe judiciário" de abril de 2009, que instaurou o governo ilegítimo de Roseana Sarney. Temos destacado em nossas análises que, do ponto de vista democrático, a questão crucial da política estadual é o enfrentamento da mais velha (e hoje, única) oligarquia do Brasil (leia mais).