segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Ê MARANHÃO - Boletim 13


BLOG DU BOIS
No município com maior cobertura do programa Bolsa Família no país, o comércio é aquecido pela venda de mula (cruzamento de jumento com égua). Em Junco do Maranhão, localizado à beira da BR-316, a 45 quilômetros da fronteira do Maranhão com o Pará, 91,6% das famílias são inscritas no programa carro-chefe do governo Lula. Lá, o que mais se vê são placas que indicam a comercialização de mulas. (leia mais)
ENTREATOS
Tudo indica que o cerco começa a se fechar e as suspeitas de que houve realmente fraude nas eleições do Maranhão tomam mais consistência. E o que pareciam ser eleições seguras com a utilização de urnas eletrônicas e até de identificação biométrica está se mostrando o contrário. As fraudes agora são cibernéticas – para usar uma expressão bem antiga. (leia mais)
BLOGUE DO ED WILSON
No texto anterior analisamos a participação de Roberto Rocha (PSDB) no esquema de favorecimento da candidatura de Roseana Sarney (PMDB) ao governo do Maranhão. Mas Rocha não agiu sozinho. O tucano João Castelo, prefeito de São Luís, também operou para a filha de Sarney ganhar a eleição na capital. (leia mais)
ECOS DAS LUTAS
Colóquio "As transformações contemporâneas no Maranhão" debate a realidade maranhense atual. O colóquio está na programação do seminário "Estudos e pesquisas sobre as transformações contemporâneas da sociedade capitalista, sistema de controle social e a incidência no Serviço Social", de 3 a 5 de novembro, na UFMA (auditório do Centro Tecnológico) que terá, dentre outros, palestrantes como Francisco de Oliveira (USP), Ricardo Antunes (Unicamp), Alfredo Wagner (UNAM), Paulo Alentejano (UFF), Ariovaldo de Oliveira (USP). (leia mais)
ARTIGO – RICARTE ALMEIDA
O resultado das eleições em São Luís parece que antecipa o debate sucessório de Jackson Lago. É impressionante, após a revelação das urnas, a quantidade de cartas, artigos, notas nos jornais, em blogs, continuando o processo de desconstrução da imagem do ex-juiz federal e agora deputado Flávio Dino. A emergência de Flávio Dino como provável unificador do campo popular e democrático, chamado de esquerda, parece ter mexido com os interesses e brios coronelescos de Roberto Rocha, que se acha na fila há mais tempo. (leia mais)
TWITTER.COM
@RedeMaJJuvenil: A ed. 7 do Boletim "Na Medida" da #RedeMaranhensedeJustiçaJuvenil já está disponível. Leia em:http://tinyurl.com/342k354
@revistaforum: Mundo está distante de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio da ONU. http://bit.ly/axBwuG
@cartamaior: Beto Almeida: a ausência de pluralismo e a falta de um jornal popular http://tinyurl.com/392o2av

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em nosso blog.