segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Ê MARANHÃO - BOLETIM 6

A CARTA DOS BLOGUEIROS PROGRESSISTAS

Blogueiros progressistas defendem democratização da comunicação no Brasil

A blogosfera é produto dos esforços de pessoas independentes das corporações de mídia, os blogueiros progressistas, designação que se refere àqueles que, além de seus ideais humanistas, ousaram produzir uma comunicação compartilhada, democrática e autônoma. Contudo, produzir um blog independente, no Brasil, ainda é um gesto de ativismo e cidadania que não conta com os meios adequados para exercer a atividade. (acesse aqui a Carta Final do 1º Encontro Nacional de Blogueiros Progressitas)

BLOGUE DE ZEMA RIBEIRO

Maranhão na tela pode não acontecer em 2010

Realizado desde 2007, o festival Maranhão na Tela vinha se somando ao Festival Guarnicê de cine e vídeo. Tornou-se uma trincheira para mostrar ao público maranhense produções que não costumam freqüentar as salas comerciais de cinema. Em 2010, o festival se vê às voltas com o fantasma da possível não-realização. (leia mais)

CONEXÃO BRASILIA-MARANHÃO

Abertas as inscrições para a 16ª edição do Prêmio de Direitos Humanos

O prêmio, composto por uma escultura e um certificado, é concedido pelo governo federal a pessoas e organizações cujos trabalhos na área dos Direitos Humanos sejam merecedores de reconhecimento e destaque por toda a sociedade. (leia mais)

centro de defesa

Centro de Defesa promove curso de formação de combate à violência doméstica contra crianças e adolescentes

O Centro de Defesa Padre Marcos Passerini (CDMP) lança na segunda quinzena de setembro a 5ª edição do Curso Semente de Girassol - curso de formação de combate à violência doméstica contra crianças e adolescentes. (saiba mais)

Artigo – JOSÉ LEMOS

O Maranhão segundo a PNAD de 2009

O IDH do Maranhao em 2000 era o menor do Brasil (0,636). Em 2008 tinha chegado a 0,725 superando Alagoas e Piauí. Em 2009 retrocedeu para 0,715. Em 2000 o Índice de Exclusão Social (IES) do Maranhão era o maior do Brasil, e sinalizava que 51% da população maranhense sobrevivia sob esta triste condição: ser socialmente excluída. Em 2008 este percentual havia regredido para 34%. Os atuais inquilinos do Palácio dos Leões conseguiram fazê-lo voltar a crescer, e com base na PNAD de 2009 estima-se um IES de 36%, justamente pelos retrocessos no acesso à água e saneamento. (leia mais)

TWITTER.COM

@arteiromuniz: De 1º a 17 de outubro acontecerá no shopping São Luí, a 1ª feira de livro nos shoppings, será só de livreiros locais.

@marciojerry: Debate na TV Mirante no dia 28, às 22:30, logo após a novela. Coloque na agenda, mobilize amigos, familiares e vizinhos.

@xicogonçalves: NEM LULA SALVA ROSEANA. Cf.http://blogdoedwilson.blogspot.com/2010/09/por-que-lula-nao-veio-ao-maranhao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em nosso blog.